Guia do ciclista

21 de julho de 2022 | Categoria: Indoor, Mountain, Road, Triatlon, Urban

ESTÁ DE VOLTA O MAIOR PASSEIO DE BICICLETA DE SÃO PAULO

A 3ª edição do Passeio Ciclístico Shimano Fest & Santuu promete reunir 20 marcas parceiras e 8 mil ciclistas participantes

Se você foi um dos que se apaixonou pela bicicleta durante a pandemia, esse passeio é para você. Ou: já é ciclista há longo tempo? Esse passeio definitivamente é para você! Mas se está começando agora a se arriscar nos pedais, acredite, esse passeio também é para você. Porque o 3º Passeio Ciclístico Shimano Fest & Santuu é um evento que promete reunir oito mil ciclistas de todas as idades e experiências, desde iniciantes até profissionais do pedal.

E nesta edição a madrinha do passeio é ninguém menos que Renata Falzoni, jornalista, fotógrafa, bikerrepórter e uma das mais proeminentes cicloativistas do Brasil, pioneira na valorização do uso da bicicleta no país. “Ter oito mil bicicletas nas ruas será algo indescritível. Sei que vou começar e finalizar o passeio aos prantos, porque é muito emocionante”, declara Falzoni.

Um dos trunfos do passeio é a qualidade do trajeto: a maioria dos seus 10 km de extensão está em vias largas, planas e arborizadas. Por isso, é viável para todos que desejam participar. Sem contar a beleza natural do Parque Ibirapuera, ponto de partida do encontro.
A iniciativa nasceu de uma parceria do Clube Santuu com o Shimano Fest, maior festival de bicicleta da América Latina, que acontece desde 2010. Por isso, nada mais natural do que terminar o passeio nas instalações do Shimano Fest, no Memorial da América Latina, onde os ciclistas serão recepcionados com muita música e animação e também poderão curtir as atrações do festival.

É lá que vai acontecer o sorteio de super prêmios, objetos de desejo de qualquer biker. Os grandes destaques serão as 7 bikes das marcas Houston, Audax, Sense, Hig One, Caloi. E tem mais! Os participantes ainda poderão ganhar: revisão de bike e bike fit da Total Bike, grupos de câmbio da Sram e prêmios surpresa da Strava e da Thule, nossa grande parceira desde a primeira edição do evento.
Para concorrer, os ciclistas deverão fazer o check-in ao final do passeio, assim que a organização liberar o acesso.

Infraestrutura, segurança e parcerias

Para que um evento desse porte aconteça, é preciso muito preparo, planejamento e profissionais especialistas envolvidos. Por isso, o Clube Santuu e o Shimano Fest montaram uma grande infraestrutura. Carros-madrinha da Toyota irão abrir caminho aos participantes, que serão acompanhados durante todo o percurso por carros, motos e bikes de apoio da Porto Seguro, parceira que também fornecerá o seguro do evento – além de contarem com a assistência de mecânicos especializados da Shimano. Efetivos da CET e ambulâncias também estarão presentes e darão suporte à pedalada, que tem apoio oficial da Secretaria de Esportes da cidade de São Paulo.

Para coordenar todo o trajeto e garantir que tudo siga bem, um pelotão de apoio formado por 30 ciclistas da equipe Clube Santuu estará junto aos participantes do começo ao fim, todos uniformizados com camisetas La Maglia, bermudas de ciclismo Scape Sport, caps Mynd e óculos de ciclismo HB.

Serão no total 20 marcas apoiadoras, cada uma colaborando de acordo com sua especialidade. Além das já citadas, outras parceiras irão distribuir mimos antes do início da pedalada, como água da Roldão Atacadista, isotônicos da We:On, protetor solar da Pink Cheeks e barrinhas saudáveis da We.Nutz, garantindo hidratação, energia e proteção para todo mundo.

Celebração, diversidade e resgate histórico

Após dois anos interrompido por conta da pandemia, o Passeio Ciclístico Shimano Fest & Santuu volta para seguir com sua missão de incentivar a prática do ciclismo, estabelecer um novo modo de ocupar os espaços urbanos e ser um agente de conexão e memória. Ao reunir ciclistas de diferentes gerações, profissões e origens, promove a diversidade e o encontro pacífico e saudável. Por outro lado, ao retomar a organização de passeios de bicicleta, que no passado já reuniram dezenas de milhares de ciclistas, promove um resgate histórico e colabora para a herança esportiva de São Paulo.
E este ano o passeio tem um gostinho ainda mais especial, como destaca Rodrigo Del Claro, CEO do Clube Santuu e idealizador do evento: “Esta terceira edição é mais que um passeio. É uma celebração à vida e o marco de um recomeço saudável para os ciclistas e também para a cidade. Bicicleta é vida! Venham celebrar com a gente”.
Para participar, o interessado deve acessar o endereço www.clubesantuu.com.br/web e fazer a inscrição gratuita. Dentro da plataforma, basta clicar em Eventos > Eventos Disponíveis > 3º Passeio.

Serviço:

3º Passeio Ciclístico Shimano Fest & Santuu
Quando: 21 de agosto de 2022
Partida: Parque do Ibirapuera – portão 9 – São Paulo/SP
Chegada: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo/SP
Horário: saída às 8h30 (credenciamento às 8h)
Para quem: público em geral
Inscrição gratuita em: www.clubesantuu.com.br/web

Sobre o Clube Santuu:

O Clube Santuu é um clube de serviços para ciclistas. Uma plataforma que oferece o que tem de melhor para bike: seguro, consórcio, financiamento, SOS bike, pontos de apoio, eventos, concierge do pedal, rede de descontos e muito mais. Criado por ciclistas amantes do pedal, o Clube Santuu foi concebido como um ecossistema da bike, para fazer conexões, estabelecer parcerias e desenvolver serviços inovadores. De ciclista para ciclista.
Mais informações em: www.clubesantuu.com.br

Sobre o Shimano Fest:

Realizado anualmente desde 2010, o Shimano Fest é um festival da bicicleta gratuito, aberto a todos os públicos, com diversas atividades e experiências que incentivam a pluralidade, a união e a inclusão através do ciclismo. Com 42.500 visitantes na sua última edição, o Shimano Fest é hoje o maior festival de bicicleta da América Latina.
Mais informações em: www.shimanofest.com.br

Veja também

13 de setembro de 2022

Conheça 10 tendências que o Enduro levou para o XCO

Sempre existiu uma migração de tendências e tecnologias entre diferentes modalidades, do DH ao road, e sempre foi difícil falar onde elas surgiram primeiro. Por Breno Bizinoto Lembro-me quando comentávamos que as roads estavam ficando mais parecidas com as MTB por que adotaram o freio […]

Leia mais
29 de junho de 2022

06 inimigos da sua bicicleta

Por Breno Bizinoto Todo mundo já sabe que o cuidado com o equipamento é algo primordial para a gente conseguir pedalar bem sem gastar rios de dinheiro com manutenção. Alguns erros no cuidado com a bike podem resultar em peças danificadas ou desgastadas prematuramente, te […]

Leia mais
06 de junho de 2022

Os riscos do treinamento excessivo – entenda o Overtraining

É comum pensar que muitas horas de treino será benéfico para a sua performance, mas é muito fácil exagerar e perder todo o trabalho. Os sintomas do overtraining são diferentes para todos, mas existem alguns sinais comuns a serem observados. Overtraining não é apenas algo […]

Leia mais
black 12